Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FORMATURA DE BREVETAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE CABO COMANDOS 2019

  • Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 13h06
  • Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 19h23
  • Acessos: 2209

        No dia 12 de setembro de 2019 foi realizada no 1º Batalhão de Ações de Comandos – Batalhão Capitão Francisco Padilha, a Formatura de Brevetação do Curso de Formação de Cabo Comandos (CFCC). Com a conclusão do Curso, tornaram-se novos Comandos 20 militares, sendo 18 soldados do 1º BAC e 02 soldados da 3ª Cia FEsp. A solenidade foi presidida pelo Sr Gen Bda Mário Fernandes, Comandante de Operações Especiais (COPESP). Prestigiaram a formatura militares da ativa, da reserva, antigos Comandos, familiares e convidados.

 

 

   DSC 0021                                comandos                     

                             " SE O SENHOR NÃO GUARDAR A CIDADE, EM VÃO VIGIA A SENTINELA".

Assim se inicia o Salmo 127... e assim se inicia qualquer atividade no 1º BAC, certo de que se DEUS não estiver conosco, não valerá a pena... Nesta noite, reconhecemos e agradecemos ao SENHOR DOS EXÉRCITOS, por que ele guardou o 19/1 Curso de Formação de Cabos Comandos, e as sentinelas não vigiaram em vão.

Vários universos compõem estas sentinelas, todas estão aqui representadas, e a elas passo, neste momento, a me dirigir:

A primeira delas não poderia deixar de ser os NOVOS COMANDOS!!!

Em Março vocês entraram nos portões de Comandos de Operações Especiais, e por acreditar, velar e guardar todas as orientações  que lhe foram passadas, atitudes dignas de um sentinela, neste momento estão sendo homenageados no pátio do 1º BAC ao receberem o símbolo mais emblemático das Operações Especiais brasileira, a CAVEIRA DOS COMANDOS.

Foram longas horas de natação armado e equipado, instruções de lutas, extensas marchas de infiltração, extenuantes tomadas do dispositivo, Ações no Objetivo, além de exfiltrações, que jamais pensariam que seria possível de realizar...

Aliás, é exatamente isso que aprendemos no curso de Comandos que o impossível torna-se possível. E isso se deve a dois aspectos: o primeiro, a vontade inesgotável de conseguir, de atingir o objetivo, de cumprir a missão, e o segundo, a dependência que temos de DEUS e da Equipe.

A limitação humana que fica evidente no curso, nos faz acreditar que somente sob a proteção do SENHOR DOS EXÉRCITOS e do fortalecimento do espírito de equipe constituído nos destacamento de Ações de comandos nos faz obeter o Êxito. Diferente disso, fica-se sujeito ao ogulho, à vaidade e ao egoísmo perfis indesejados na atividade militar, sobretudo nas operações especiais.

Todavia esses sentinelas, com muita humildade, guardaram no local mais seguro, a saber: no fundo dos seus corações, aquilo que impulsionar um COMANDOS, a sensação de não conhecer o significado da palavra DESISTIR.

Quanto a isso, este atributo é derivado de uma outra sentinela, A FAMÍLIA.

Todos o Familiares aqui presentes: pais, avós, tios, namoradas, irmãos e amigos, foi o exemplo de cada um de vocês que forneceu subsídios para que estes joves vencessem todos os  desafios, sob condições de extremo desconforto físico e psíquico, em madrugadas frias e sol causticante. Estejam certos de que eles estão mais fortalecidos a vencerem também os desafios da mais ferrenha das batalhas que é a vida.

Não temos a capacidade de transformar pessoas, mas sim de aguçar valores ja adquiridos no seio familiar, para aí sim reforçá-los e exigí-los a fim de forjar atributos como a responsabilidade, coragem integridade, lealdade, disciplina, espírito de cumprimento de missão e camaradagem, no intuido de termos os melhores soldados, os melhores pais, os melhores filhos, enfim cidadãos brasileiros tementes a Deus e fiés a família e à patria.

Nossas missões são em prol do estado Brasileiro, a fim de defender  os interesses da nossa Nação, sempre a favor da moral, da ética e de uma sociedade mais justa e equilibrada...

Obrigado Familia por velar conosco, por guardar e proteger os Novos Comandos, seja nas orações, nas palavras de conforto, de motivação e de consolo que emitiram durante essas árduas semanas do curso...

Passo a me referir à Equipe do 1º BAC

As seções do EM do BAC, que a despeito da gama de atividades de emprego, preparo, seleção, formação, tambem planejamento e coordena a condução de um Curso da envergadura do Curso  de Comandos. Esta equipe é única no Exército Brasileiro.

Os homens responsaveis pela condução do Curso enstão destacadis no dispositivo, a Cia Aç Cmdos A, que com a liderança e experiência do Cap Amaral Jr, a frente dos oficiais, sargentos, cabos e soldados do 1º BAC, compõe uma equipe competente, disciplina e madura que garantiram a condução do curso em segurança e eficiência, neste escopo ressalto o trabalho do Ten Estevão como fiscal de segurança.

Me refiro agora à equipe de Médica do 1º BAC, profissionais competentes e capacitados que proporcionaram assessoramento profícuo e nos permitiu cumprir as atividades do Curso com máximo de aproveitamento. Nesse escopo, é justo e correto admitir que isso não seria possível sem as últimas sentinelas, aqueles que guardaram todo o 1º BAC.

As equipes médicas de apoio do Batalhão de Apoio às Operações, a equipe de Segurança Biomédica do COpEsp, do Btl Ap, do posto Médico foram determinadas para a manutenção do bem mais precioso que temos a vida.

Da mesma forma, a orientação e a presença constante do Cmt Op Esp, as prioridades semanais dadas pelo S Cmt Op Esp nos momentos de restrição, e o apoio diuturno das OM irmãs do COpEsp, como B Adm COpEsp nos permitiram as melhores condições possíveis para a condução do Curso.

Por fim, Parabéns Novos Comandos, Parabéns aos familiares, à CAC A e a toda Equipe do 1º BAC. Muito Obrigado ao COpEsp e às OM irmãs; e sobretudo Obrigado DEUS que habita acima das estrelas, por que não vigiamos em vão e o SENHOR guardou a cada um de nós.        

registrado em:
Fim do conteúdo da página